Skip to content
indicador-reflorestamento-bh-verde-cor

Reflorestamento

Foto: Click Estúdio Profissional /Acervo Belotur

Gráfico 1H

No gráfico 1H apresenta os valores de serviço de corte ou secção de raiz de árvore em passeio, praça, etc de 2018 a 2019 pela Prefeitura de Belo Horizonte.

De acordo com a PBH este serviço somente é realizado em logradouros públicos (passeios, vias públicas, canteiros centrais, passagens de uso exclusivo de pedestre, praças ou quarteirões fechados) ou no interior de estabelecimentos municipais, tais como postos de saúde, escolas e outros, após vistoria e com base em laudo técnico emitido por engenheiro da Prefeitura.

Podemos observar, no gráfico 1H, que de 2018 para 2019 ocorreu um aumento nos valores de serviços executados e a regional que apresentou um maior valor foi a Centro-Sul, seguida da Pampulha. Posteriormente, as regionais Oeste e Venda Nova em 2018 e em 2019 Oeste e Leste. As regionais Nordeste e Noroeste ficaram na 5ª e 6ª posição em ambos os anos. As regionais Barreiro, Leste e Norte obtiveram os menores valores de execução do serviço em 2018 e em 2019 as regionais Barreiro, Norte e Venda Nova.

Gráfico 2H

No gráfico 2H apresenta os valores do serviço de corte ou supressão de árvores em passeio, praça, etc., que consiste consiste em corte (também chamada de supressão, retirada da árvore). 

Conforme conceituado pela PBH este serviço somente é realizado em logradouros públicos (passeios, vias públicas, canteiros centrais, passagens de uso exclusivo de pedestre, praças ou quarteirões fechados) ou no interior de estabelecimentos municipais, tais como postos de saúde, escolas e outros, após vistoria e com base em laudo técnico emitido por engenheiro da Prefeitura.

Podemos observar, no gráfico 2H, que de 2018 para 2019 ocorreu um aumento nos valores de serviços executados e a regional que apresentou um maior valor foi a Centro-Sul, seguida da Pampulha em 2018 e Oeste em 2019. Posteriormente, as regionais Oeste e Venda Nova em 2018 e em 2019 Pampulha e Nordeste. As regionais Barreiro e Leste em 2018 e em 2019 Venda Nova e Barreiro ficaram na 5ª e 6ª posição. As regionais Noroeste, Nordeste e Norte obtiveram os menores valores de execução do serviço em 2018 e em 2019 as regionais Noroeste, Leste e Norte.

Gráfico 3H

Segundo a PBH, embora esse serviço possa ser solicitado em qualquer época do ano, sua execução ocorre somente entre os meses de setembro e fevereiro. A espécie pode ser sugerida pelo solicitante, no entanto, a decisão final será feita por técnico da PBH que levará em consideração vários fatores pertinentes como adequação ao espaço e composição paisagística, além do desejo do requerente. No gráfico 3H observamos que de 2016 a 2018 a regional Centro-Sul se destacou como primeira na execução do serviço de plantio de árvores, entretanto em 2019 a regional Leste ocupou o primeiro lugar seguida regional Centro-Sul.

Em 2016, no gráfico 3H, Venda Nova foi a segunda regional que mais prestou o serviço, seguida da Pampulha e Leste, posteriormente Nordeste, Noroeste e Oeste, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Norte e Barreiro.

Em 2017, no gráfico 3H, Leste foi a segunda regional que mais prestou o serviço, seguida da Noroeste e Pampulha, posteriormente Oeste e Nordeste, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Norte, Venda Nova e Barreiro.

Em 2018, no gráfico 3H, Oeste foi a segunda regional que mais prestou o serviço, seguida da Noroeste, Leste e Nordeste, posteriormente Pampulha, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Norte, Venda Nova e Barreiro.

Em 2019, no gráfico 3H, Oeste foi a terceira regional que mais prestou o serviço, seguida da Nordeste, posteriormente Noroeste e Pampulha, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Norte, Barreiro e Venda Nova.

Gráfico 4H

O gráfico 4H, representa o serviço de poda de árvore em passeio, praça, etc., que  consiste em poda, que é a retirada de partes de árvores, como os galhos. Este serviço somente é realizado em logradouros públicos (passeios, vias públicas, canteiros centrais, passagens de uso exclusivo de pedestre, praças ou quarteirões fechados) ou no interior de estabelecimentos municipais, tais como postos de saúde, escolas e outros, após vistoria e com base em laudo técnico emitido por engenheiro da Prefeitura.

No gráfico 4H observamos que 2018 a regional Barreiro se destacou como primeira na execução do serviço de poda de árvore, entretanto em 2019 a regional Centro-Sul ocupou o primeiro lugar.

Em 2018, gráfico 4H, Centro-Sul foi a segunda regional que mais prestou o serviço, seguida da Pampulha e Oeste, posteriormente Nordeste, Noroeste e Leste, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Venda Nova e Norte.

Em 2019, gráfico 4H, Barreiro foi a segunda regional que mais prestou o serviço, seguida da Pampulha e Oeste, posteriormente Nordeste, Noroeste e Leste, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Norte e Venda Nova.

Gráfico 5H

O gráfico 5H representa o  serviço de toca (destoca) de árvore em passeio, praça, etc., que consiste em retirar o toco da árvore (destoca), que sofreu corte ou supressão. Este serviço somente é realizado em logradouros públicos (passeios, vias públicas, canteiros centrais, passagens de uso exclusivo de pedestre, praças ou quarteirões fechados) ou no interior de estabelecimentos municipais, tais como postos de saúde, escolas e outros, após vistoria e com base em laudo técnico emitido por engenheiro da Prefeitura.

No gráfico 5H observamos que 2018 a regional Barreiro se destacou como primeira na execução do serviço de poda de árvore, entretanto em 2019 a regional Centro-Sul ocupou o primeiro lugar.

Em 2018, gráfico 5H, Centro-Sul foi a segunda regional que mais prestou o serviço, seguida da Pampulha e Oeste, posteriormente Nordeste, Noroeste e Leste, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Venda Nova e Norte.

Em 2019, gráfico 5H, Barreiro foi a segunda regional que mais prestou o serviço, seguida da Pampulha e Oeste, posteriormente Nordeste, Noroeste e Leste, as regionais que obtiveram menor quantitativo de serviço prestado foram Norte e Venda Nova.




Gráfico 6H

O gráfico 6H representa o serviço de transplantio de árvore em passeio, praça, etc., que consiste em retirar uma árvore de um local e replantar em outro local. Este serviço somente é realizado em logradouros públicos (passeios, vias públicas, canteiros centrais, passagens de uso exclusivo de pedestre, praças ou quarteirões fechados) ou no interior de estabelecimentos municipais, tais como postos de saúde, escolas e outros, após vistoria e com base em laudo técnico emitido por engenheiro da Prefeitura, validando a intervenção.

No gráfico 6H observamos que 2018 a regional Centro-Sul e Leste se destacaram como as primeiras na execução do serviço de transplantio de árvore e 2019, com 3 unidades cada. Mas em 2019, a regional Centro-Sul obteve um total de 23 unidades transplatandas, seguida da Pampulha (14) e Oeste (13).

clima

Confira as iniciativas sobre clima que acontecem na cidade

BH passa a ter lei que proíbe carroças puxadas por animais

A lei de número 11.285, que põe fim às carroças puxadas por animais em Belo Horizonte, foi sancionada pela Prefeitura Municipal em Janeiro de 2020.

Lei de Certificação de Crédito Verde é aprovada é BH

Já está em vigor a Lei 11.284, sancionada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 23 de janeiro de 2021, que institui o Programa de Certificação de Crédito Verde PCCV) ,
Foto: Click Estúdio Profissional /Acervo Belotur
descubra outros indicadores